benessereclinic@gmail.com
Telefone: (21)2521-9395
  • Lasers
  • Os tipos de laser variam conforme a substância que gera a energia. Cada um deles tem uma especificidade para interagir com determinada estrutura do organismo.

A palavra laser vem do nome Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que significa uma luz estimulada e ampliada para ser usada como uma energia. É necessária uma poderosa fonte de energia interna para provocar a amplificação e estimulação da luz, tornando-a capaz de ações diferentes.

Os tipos de laser variam conforme a substância que gera a energia. Cada um deles tem uma especificidade para interagir com determinada estrutura do organismo. A fonte de energia pode ser gasosa, liquida ou sólida.

No caso da pele, a luz, em um determinado comprimento de onda, terá mais afinidade por uma determinada estrutura, célula ou pigmento. Somente esta estrutura será atingida e destruída pelo laser, fazendo com que as células circunvizinhas sejam preservadas. Como exemplo, podemos citar o laser que atua nas lesões pigmentadas. Quando aplicado, atinge o pigmento da pele levando à sua destruição, preservando as estruturas vizinhas. É isto que lhe confere tanta especificidade e segurança, além de melhor resolução para aquela lesão que você está querendo tratar. Por outro lado, com menos agressão aos tecidos vizinhos, o processo de cicatrização é mais fácil e rápido.
Portando, o laser permite uma grande gama de utilização nos tratamentos dermatológicos, destacando-se as manchas vasculares – onde a luz interage com a cor vermelha.

As indicações para o uso de lasers são muito amplas e é o médico que pode dizer qual a melhor indicação e quantas sessões será necessário para se atingir um resultado favorável.

StarLux 500(Palomar)

É uma plataforma .de Laser de última geração para tratamento de diversas imperfeições da pele, como lesões pigmentares, lesões vasculares, além do rejuvenescimento facial e corporal. Aparelho com maior liberação de energia do mercado.

Este equipamento recentemente ganhou prêmio internacional de desenvolvimento de novas tecnologias e traz grandes vantagens, a seguir:

– Alta-performance ótica: Melhor aproveitamento da energia liberada – perda mínima de fótons (redireciona para a pele os fótons refletidos) – maior eficácia.
– Pulso suave: Menor dano térmico e maior efeito terapêutico;
– Alta tecnologia de resfriamento com ponteiras de safira;
– Contato direto da safira com a pele, não há necessidade de gel;
– Menor dor devido ao grau de resfriamento ativo da ponteira, que promove analgesia;
– Tecnologia de filtros altamente seletivos;
– Novas ponteiras com diversas funções.

Tais características tornam este equipamento mais eficaz na sua terapia, produzindo resultados mais efetivos, com menor desconforto e quase sem dor.

Estão disponíveis 6 Lasers, que terão explicações mais abaixo, para esta plataforma:

Estão disponíveis 6 Lasers, que terão explicações mais abaixo, para esta plataforma, além de uma máquina de Laser de CO2 fracionado. São elas:

– Lux G – LIP (Luz Intensa Pulsada) – Com um mesmo filtro produz luz em uma banda dupla de espectro para atingir lesões pigmentares e vasculares ao mesmo tempo. Esta tecnologia única de filtro chamada AccuSpectrum retira a luz entre os comprimentos de onda, evitando um aquecimento desnecessário à epiderme. Isto também permite o uso de energias mais altas para um melhor clareamento das lesões pigmentares e vasculares.

 Lux 1540 nm – Erbium-Glass fracionado – Promove o resurfacing não ablativo da pele.

– Lux DEEP IR – Infravermelho Profundo –  Atingindo até 6 mm de profundidade, melhora a firmeza da pele flácida e franzida através da coagulação do tecido.

 Depilação – Lux Rs – com ponteira altamente resfriada,  torna a pele mais insensível à dor, sendo portanto, muito mais confortável sem perder a eficiência.

– Lux 2940 nm Erbium Yag fracionado ablativo – indicado para rugas mais profundas – Formam-se pequenas crostas e a pessoa leva aproximadamente 10 a 12 dias para se recuperar. Os resultados são excelentes.

– o Laser 1064 nm – Nd: Yag – para tratamento de varizes de membros inferiores.

– Laser de CO2 Fracionado – Também disponibilizamos uma nova máquina com este laser com alta performance, podendo agir mais profundamente ou mais superficialmente segundo as necessidades de cada caso.

– Lux G – LIP (Luz Intensa Pulsada)

A tecnologia da Luz Pulsada representa um avanço tecnológico para o tratamento de uma grande variedade de condições benignas da pele, atuando num espectro da luz visível.
Além de amenizar marcas de cicatrizes, o tratamento também é usado para corrigir imperfeições da pele, sinais de envelhecimento, marcas de nascença, pequenos vasos sanguíneos e diversos tipos de manchas.

O paciente recebe a aplicação de uma loção que permite melhor acoplamento do cristal  e vários pulsos luminosos são disparados sobre a pele. Os olhos ficam protegidos com óculos apropriados contra a luz emitida. É comum sentir um leve ardor a cada pulso de luz disparado. Um creme anestésico também pode ser usado antes da aplicação, que deve ser repetida, geralmente, uma vez por mês.

A aplicação da LIP envolve diversos filtros de ação cuja atuação se faz de acordo com a afinidade que tem por uma determinada célula ou pigmento(cromóforo). Em cada comprimento de onda existem estruturas que vão absorver mais ou menos energia, também atuando em níveis mais superficial ou mais profundo. O mais superficial diminui manchas como melanoses, sardas. Pacientes que não possuem muitas manchas podem retornar às atividades regulares no mesmo dia do tratamento. Aqueles que possuem distúrbios de pigmentação podem se beneficiar da maquiagem corretiva para encobrir as crostas finas, se houverem. Estas desaparecem em cerca de 7 (face) a 10 (corpo) dias. A LIP oferece uma solução segura e não invasiva, ou seja, sem grandes descamações da pele.
Além do rosto, podem ser tratados o pescoço, colo, ombros, braços, mãos, cicatrizes de pós-operatório, hipertrofias e sequelas de queimaduras.

Esta aplicação, ao transmitir energia às camadas da epiderme e derme superficial estimula a produção de colágeno conferindo-lhe um novo aspecto. Como age em diversas estruturas ao mesmo tempo podemos observar uma melhora intensa da textura e coloração da pele.

Lux 1540 nm – Erbium – Glass fracionado

O tratamento com laser fracionado produz milhares de pequenas, porém profundas, colunas tratadas em sua pele, conhecidas como microzonas de coagulação. Este tratamento elimina células velhas pigmentadas da epiderme, e penetra profundamente na derme. Para cada zona microtérmica que o laser atinge e trata intensamente, todo o tecido ao redor não é afetado e permanece intacto. Produz-se assim, ilhas de tecido tratado em meio a áreas não afetadas. As vantagens deste procedimento é que permite que a pele se regenere mais rapidamente do que se toda a área fosse tratada de uma só vez, estimulando então, o processo natural de regeneração do corpo para criar um tecido novo e sadio que irá substituir as imperfeições da pele.

Cada aplicação demora de 20 a 45 minutos, segundo a região. São necessárias de três a seis sessões, cada uma com intervalos de 15 a 40 dias. Cada sessão tem como objetivo tratar de 12% a 30% da superfície da pele. A pele costuma ficar vermelha, mas volta ao normal em dois a sete dias. É fundamental a proteção solar nesta fase e pode-se usar maquiagem corretiva. O grau de edema (inchaço) é mínimo, e dura cerca de um a três dias. O paciente sente uma sensação de queimadura de sol leve por cerca de uma hora logo após a aplicação, o que alivia com a aplicação de compressas frias.
Os resultados são extremamente favoráveis para rugas superficiais e profundas, ao redor dos olhos e da boca, para cicatrizes e seqüelas de acne e para os casos de manchas solares resistentes a qualquer tratamento. É o único laser aprovado pelo FDA americano para tratamento de estrias. O paciente precisa seguir uma rotina de cuidados.

Após algumas sessões,  também se pode produzir uma melhora de cerca de 50% no melasma. Mas os resultados em geral só são perceptíveis a médio prazo – cerca de 3 a 5 meses depois do tratamento, período em que já se formou o colágeno novo.
Pode ser aplicado em face, pescoço, colo, mãos e áreas de estrias e cicatrizes.

As contra-indicações são as mesmas do laser do tipo não-ablativo em geral: gravidez, herpes em atividade, pacientes com sensibilidade à luz, que estão em uso de isotretinoína ou submetidos a tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.

O tratamento com o laser fracionado tem se mostrado seguro e eficaz para a redução visível de rugas e parece um tratamento bastante interessante quando combinado ao lifting de face (procedimento cirúrgico para correção da flacidez facial) na terapia de rejuvenescimento.

É o tratamento de escolha para o Resurfacing não ablativo da pele.

Link para os filmes:

http://www.palomarmedical.com/treatments/skin-resurfacing.aspx

http://www.palomarmedical.com/treatments/stretch-marks-striae.aspx

 

Lux Deep IR (Fractional) Palomar

O “Lux Deep IR” (fractional), aparelho desenvolvido nos EUA pela Palomar, é considerado atualmente o mais potente e moderno da sua geração. Trabalhando com um sistema no comprimento do Infra-vermelho, o aparelho promete grandes melhoras para os mais diversos problemas de flacidez.  Está entre as tecnologias mais modernas que existem atualmente, sendo que poucas clínicas no país utilizam o equipamento que chegou recentemente ao Brasil.
Ele é indicado para o tratamento de flacidez  na região do pescoço, face, abdômen, braços, para tratamento após a gravidez, tratamento pós-cirurgia bariátrica, que geralmente requer um tratamento de flacidez eficaz, mas também para os pacientes que procuram soluções para o rejuvenescimento da pele. Melhora o franzido da pele envelhecida lhe devolvendo o tônus perdido. É eficaz por ser o único a agir em suas  camadas mais profundas, podendo inclusive ser associado a outros lasers.

O “Lux Deep IR” possui um potente cooler que resfria a pele por fora e por dentro, protegendo-a e aquecendo a derme em profundidade, proporciona a desnaturação das fibras elásticas e de colágeno, promovendo, assim, o surgimento de novas fibras. O resfriamento da pele chega a atingir até dois graus centígrados. O laser penetra até 6 mm na hipoderme, tratando a derme e preservando a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Também possui um sistema fracionado de emissão dos raios para que haja proteção da pele circundante à área do dano térmico. Os resultados vão variar conforme a capacidade individual de regeneração deste colágeno, mas temos observado que estes resultados são mais duradouros se mantendo em alguns pacientes por mais de 2 anos, quando se aconselha a repetição do tratamento.

Como o procedimento é rápido e não deixa a pele queimando nem com aspecto avermelhado, este procedimento tem ganhado cada vez mais adeptos. São pessoas que tem pouco tempo disponível. Logo depois da aplicação os pacientes podem voltar ao trabalho sem que ninguém perceba o tratamento.

Durante o procedimento a paciente sente um leve aquecimento da região que está sendo tratada.

O aparelho deve ser aplicado em quatro seções com intervalos de duas a quatro semanas. O tratamento pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, de qualquer idade ou cor ( também negras) e  inclusive no período do verão ( peles bronzeadas). A partir da primeira seção o paciente já nota a retração do tecido e uma visível melhora da região.

 

Lux 2940 nm Erbium Yag fracionado ablativo

É um tratamento a laser que atua através da fototermólise fracionada, ou seja , somente uma fração da pele é atingida, deixando intacta a pele ao seu redor. Estas áreas que não foram lesadas promovem uma recuperação mais rápida e permite a volta do paciente às suas atividades em um tempo mais curto. Atua no comprimento de onda de 2940 nm e seu cromóforo alvo é a água.

O resurfacing  ablativo da pele com o handpiece Palomar permite um controle da profundidade e nível de aquecimento entorno das colunas dos microraios. Com um único tratamento se pode produzir um procedimento com regeneração em dois a quatro dias.  Ablação e coagulação: o Laser ablativo Fracionado Lux 2940 permite ambas as opções assim como um modo de pulso duplo para resultados otimizados.

Sua tecnologia microfracionada  preserva porções de pele saudável envolvendo a área tratada, permitindo uma cicatrização com taxas de reepitalização sem precedentes fazendo com que o paciente tenha menos dor que os procedimentos ablativos tradicionais, além de menos tempo no afastamento de suas atividades laborativas.

Melhora a qualidade e textura da derme, enquanto estimula a regeneração do colágeno, o que deixa a superfície da pele mais lisa e firme.

Pode ser usado com segurança em áreas delicadas como mãos, pescoço, face, colo ou cicatrizes corporais.
É indicado no resurfacing facial, tratamento de rítides e linhas finas (Rugas), cicatrizes (incluindo as de seqüela de acne), Nevus epidérmicos, lesões de pele superficiais.

Pode ser realizado sessão única ou aplicado em sessões com intervalos de aproximadamente 6 semanas segundo o grau de profundidade programado.  O número de aplicações vai variar conforme a necessidade do caso.
Em alguns casos é aplicado como um complemento de outros tratamentos como PeelingsLIP ( Luz Intensa Pulsada, StarLux 1540 fracionado)Microdermoabrasão, dentre outros promotores do rejuvenescimento cutâneo.

Link para filmes

http://www.palomarmedical.com/treatments/wrinkle-treatment.aspx

http://www.palomarmedical.com/treatments/skin-resurfacing.aspx

 

Resurfacing Fracionado a Laser de CO2

O resurfacing a laser, também conhecido como peeling a laser, é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz, que pode produzir resultados duradouros. Com o tempo, fatores como danos provocados pelo sol, hereditariedade, dieta inadequada e movimentos de expressão contribuem para a formação de linhas e rugas no rosto. Além disso, o desenvolvimento de alterações pigmentares, como as manchas da idade ou cicatrizes de acne levam a pele a perder a sua aparência juvenil.

Na história do laser, os de CO2 mostraram ser o tipo de tratamento com resultados mais efetivos no rejuvenescimento.  O  laser de CO2 traz  vantagens para o  tratamento da pele danificada, substituindo-a por uma de aspecto mais rejuvenescido.

Outra vantagem deste laser é que, por ser fracionado, apenas uma parte da superfície da pele é tratada pelo laser deixando pequenas “ilhas” de pele intacta. Esta técnica faz com que o processo de cicatrização seja muito mais rápido permitindo o retorno do paciente às suas atividades normais em pouco tempo.

O Laser de CO2 fracionado aquece e vaporiza o tecido cutâneo, removendo instantaneamente as camadas superficiais da pele. Cada microzona fracionada cria uma zona térmica. As células intactas que circundam a área tratada auxiliam no processo de cicatrização. Este processo induz a uma regeneração celular. Uma retração imediata e melhora da textura são vistas já após a primeira semana do procedimento. Ao aquecer a derme, ele estimula, sobretudo, a formação de novo colágeno, uma proteína responsável por fornecer estrutura e sustentação no tecido, além de fibras elásticas.

As principais indicações deste aparelho são para reduzir a aparência de linhas faciais, tais como linhas da testa, pés de galinha, linhas do sorriso e linhas verticais ao redor da boca, assim como outras alterações de textura da pele, cicatrizes cutâneas (inclusive de acne) além de intenso estímulo de colágeno combatendo a flacidez. No corpo, áreas das mãos, pescoço e colo, além das resistentes estrias que desafiam os tratamentos em geral, melhoram diante destes poderosos raios. Os resultados são mais significativos, com menos sessões e com menor tempo de recuperação se comparados aos aparelhos anteriores.

É importante entender que o resurfacing a laser não deve ser considerado um substituto do lifting facial, pois não retira o excesso de pele nem trata as estruturas profundas da face, que podem ser atingidas somente através do ato cirúrgico.

Como é o procedimento?
Após o procedimento sua pele pode ter uma fina crosta e uma aparência avermelhada, que pode levar cerca de 4 a 7 dias para surgir uma pele nova. Esta pele é mais sensível e ainda apresenta coloração avermelhada que pode se manter por cerca de um mês. É importante entender que a vermelhidão indica que a cicatrização está ocorrendo e que o novo colágeno está sendo formado na derme. Embora a maior parte da vermelhidão comece a desaparecer em aproximadamente um mês, o processo de cicatrização é gradual. Portanto, não é incomum a sua pele ficar levemente vermelha por mais de três a quatro meses. Enquanto a sua pele estiver vermelha, é importante protegê-la da exposição solar, utilizando protetor solar com FPS 50 ou superior.
Por ser um Laser fracionado, somente um percentual da pele é tratado, e portanto, pode ser necessária a repetição do procedimento, visando intensificar os resultados.

Resultados do resurfacing a laser – Você provavelmente irá  perceber uma melhora no tom e textura da sua pele, enquanto a vermelhidão começa a desaparecer, mas os resultados finais do procedimento só vão aparecer após alguns meses. É importante entender que o resurfacing a laser não evita o envelhecimento da sua pele e novas linhas e rugas irão se formar lentamente, com o passar do tempo. Porém, dependendo de fatores tais como o tipo de tratamento, tipo de pele e a condição a ser tratada, os resultados de um procedimento a laser de CO2 podem durar vários anos.

 

Laser Nd: Yag 1064 nm – vascular

É um tratamento não invasivo que atua nas lesões vasculares, pequenos hemangiomas, veias mais finas e que estão próximas à superfície da pele. O pequeno foco da luz do laser atravessa a pele e é absorvido somente pelo sangue da veia, graças a sua cor específica. O calor resultante provoca a coagulação do sangue, destruindo a função da veia, sem afetar os tecidos adjacentes. A veia então é gradualmente absorvida pelo organismo no decorrer de algum tempo. Em geral são necessárias múltiplas aplicações, com intervalos mensais para se conseguir um resultado mais efetivo. A cada pulso o paciente pode sentir um leve ardor no local que pode ser previamente resfriado com spray e gel gelados, para prevenir um desconforto.

Não são necessárias mudanças nas atividades regulares antes ou depois do tratamento. Peles muito bronzeadas precisam prevenir a exposição solar antes do tratamento. No caso de associação com a LIP (Luz Intensa Pulsada), os cuidados com a exposição solar devem mais atentos, tanto antes, quanto após o procedimento.